quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O que tens feito com os teus poderes de vampiro?

Então, consumando o meu apetite renovado por anime, decidi rever o Hellsing. Hellsing não tem um grande enredo, mas terei sempre simpatia por Alucard, o personagem central. Alucard está para o enredo assim, como Aslan está para as Crónicas de Nárnia; é o personagem central, mas não necessariamente aquele com quem passamos mais tempo, ou a quem temos mais acesso interno. Apenas podemos supor o seu interior através das suas acções e diálogos. Seras Victoria é a personagem que cumpre a função de Lucy Pevensie.



O que gosto tanto na personagem de Alucard? Os juízos morais que tece enquanto defronta os seus adversários. Ele é um vampiro encarregado de executar outros vampiros. Quandos os encontra, o questionamento começa: “mostra-me o que vales”, “vais ser um adversário desafiante?”, mas acima de tudo “mostra-me o que tens feito com os teus poderes de vampiro?”. Sim, ele está interessado em saber se foram usados para satisfazer os prazeres imediatos, ou para entrar em jogos de poder e influência, ou outras coisas que na sua óptica são inúteis; ou se em vez disso, foram desenvolvidos, investigados, priorizados, com o propósito de ser mais forte e capaz. A resposta é quase sempre a desilusão e rejeição, proporcional à facilidade com que os derrota.

Este pedir de contas por algo que nos foi entregue faz com que não ache assim tão rebuscado evocar a Parábola dos Talentos para comparar a esta sangrenta série de vampiros. É cristão, e especificamente protestante, perguntar “o que tens feito com aquilo que recebeste”, e totalmente diferente da mundana pergunta “o que tens ganho com aquilo que fizeste”.

Não que isto tenha muito a ver, é apenas uma coincidência, mas Alucard trabalha para a “Ordem Real dos Cavaleiros Protestantes”, e um dos seus maiores adversários pertence a uma ordem secreta do Vaticano. De certeza que o autor da série estava muito mais preocupado com tiros e sangue do que qualquer reflexão teológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário